terça-feira, 1 de outubro de 2013

Crítica: A Record e o problema do Pedrinho e o lobo


Reprodução / Record
“Uma novela boa fora da Globo? Isso não existe”
No famoso conto infantil, Pedrinho é um garoto que vivia avisando da vinda de lobos, porém era sempre uma falácia do menino. Quando os lobos realmente apareceram, ele saiu contando e ninguém acreditou nele. A história é mais velha que a carreira televisiva da diva Susana Vieira, mas ainda é aplicada até hoje nas novelas de outros canais.
Não há o que questionar: a Globo produz as melhores novelas da América Latina. E quando digo melhores me refiro ao cuidado com texto e todo o acabamento tecnológico de suas tramas. Um capítulo de “Amor à Vida” custa pelo menos quinze vezes mais que um capítulo de “La Tempestad” da Televisa, portanto as tramas da Globo gozam de um prestígio internacional.
Aqui dentro do Brasil, as emissoras já entenderam que não há como competir com a Globo nesse terreno, e que a única chance de dar ceto é apostando em uma via diferente. “Pantanal” da Manchete virou notícia por causa de sua qualidade, mas é mais porque ela soube apresentar algo que o telespectador nunca veria na Globo. E durante todos os nossos anos de dramaturgia, muitas emissoras conseguiram fazer “exceções” que caíssem no gosto do público.
Reprodução / Manchete
Mesmo assim, fica aquele pensamento preconceituoso de “novela fora da Globo é ruim”. Em boa parte porque há uma pretensão dos outros canais. Lembram quando o SBT estreou “Maria Esperança” com a Bárbara Paz? Eles anunciaram a novela estava à frente da Globo porque o SBT havia investido muito em iluminação e cenografia. Certo, mas a história da novela era aquele bagulho, não é? Já vimos muitas emissoras anunciando novelas tão boas quanto às da Globo, mas nenhuma conseguiu isso até hoje, mantendo aquele pensamento básico já dito antes.
E por que falo isso? Porque “Pecado Mortal” é muito boa e sinto estar sofrendo um preconceito com isso. Para todo mundo que falo sobre a nova novela da Record há uma única reação “novela? Da Record? Bleargh”, isso quando não falam que só vejo por obrigação por escrever sobre o assunto. Longe de mim defender a Record (porque a emissora já exibiu tanta novela tranqueira que nem dá para contar), mas é o mesmo caso do Pedro e do lobo: agora que tem uma novela boa, as pessoas não assistem porque acham que é mentira.
Pela primeira vez a Record decidiu investir seu dinheiro infinito em um autor de peso, e o resultado é uma novela ótima e diferente das da Globo. “Pecado Mortal” tem aquela cara de novela das 19h do autor, mas com a profundidade exigida de uma trama exibida às 22h30. Não canso de dizer que ando assistindo aos capítulos dela com prazer, muito mais que outras novelas da tal emissora líder.
Caso tenha lido esse texto e concorde com a teoria, sugiro que tente ir atrás da novela “Pecado Mortal”. Aposto que descobrirá que está longe de ser uma “novela ruim da Record” e mais próxima de ser uma “novela boa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário