A cada ano a situação da Globo em relação a audiência se complica em diversas faixas horárias, e no principal horário do dia não é diferente. O canal da família Marinho vem perdendo muita audiência no horário nobre, e um dos principais problemas atuais a tradicional faixa das nove.
Apesar de ainda ser o produto mais assistido, e o mais caro pra se anunciar na televisão brasileira, a novela das nove vem perdendo audiência a cada ano. “Em Família”, que amargou baixos índices desde a estreia, fechou com a pior média do horário em toda a história, apenas 30 pontos de média geral, seis a menos que sua antecessora, “Amor à Vida”.
Em pouco mais de quatro anos, o último capítulo das novelas das nove perderam quase 30% de audiência. Desde “Passione” (2010), a audiência do final das tramas do horário segue em queda livre e já despencou 15 pontos. Depois da novela de Silvio de Abreu, as únicas tramas que registraram mais que suas antecessoras no último capítulo foram, “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2013/2014). Já a trama de Manoel Carlos, além de marcar 11 pontos a menos que a antecessora no capítulo final, amargou o pior índice de todos os tempos.
Veja o desempenho do último capítulo dos folhetins do horário das nove nos últimos quatro anos:
Em Família – 37 pontos (62% de share)
Amor à Vida – 48 pontos
Salve Jorge – 46 pontos com pico de 49 (76% de share)
Avenida Brasil – 52 pontos com pico de 54 (80% de share)
Fina Estampa – 47 pontos com pico de 50
Insensato Coração – 47 pontos com pico de 51
Passione – 52 pontos com pico de 58
Escrita por Aguinaldo Silva, “Império” tem o desafio de reerguer a audiência do horário, chegando ao menos perto da meta do horário, que agora parece ter mudado para 35 pontos. O autor já avisou que fará de tudo pra que seu folhetim não seja um fiasco.
Quem conhece Aguinaldo, sabe que ele não vem pra brincadeira. Não é por nada que das dez novelas mais assistidas da Globo, quatro são do autor, que lidera o ranking.
Nenhum comentário:
Postar um comentário