A última novela das nove, “Em Família”, que chegou ao fim na última sexta e foi substituída por “Império” na noite de ontem, não só derrubou a audiência do horário nobre, como também foi um presente para as concorrentes, tanto da TV paga, quanto dos demais canais abertos.
Elas viram seus índices subirem no período em que a trama foi ao ar. Com quase cinco meses de duração, a trama de Manoel Carlos terminou com 30 pontos de média geral, sendo a pior audiência do horário de todos os tempos. Seu último capítulo registrou 37 pontos, enquanto “Amor à Vida” marcou 47.
Em relação aos demais canais, a TV paga registrou um crescimento desde o fim da última novela até o de “Em Família”. De acordo com o “Estadão”, durante a exibição das duas novelas, a Globo foi a única a cair. Antes, a emissora carioca tinha média de 36 e ficou na casa dos 30 com Em Família.
Segundo no ranking, a Record, segunda colocada, evoluiu de 5,3 para 5,6 pontos, passou de 5 para 6 pontos. O SBT passou de 6,1 para 6,4. A Band saiu de 1,9 para 2,2 e a RedeTV! saltou de 0,7 para 1,0. As variações porcentuais parecem pequenas, mas são relevantes para a TV aberta.
Já a TV paga foi a que mais cresceu. Os canais passaram da média de 9 para 12 pontos no Ibope. Além disso, o share, porcentual de aparelhos ligados, dos canais pagos foi de 14% para 20%, o que acompanha o aumento da base da TV por assinatura no País, enquanto a Globo caiu de 58% para 48%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário