O diretor Luiz Fernando Carvalho resolveu falar sobre a estética inovadora da novela “Meu Pedacinho de Chão”. Quem entende do assunto, sabe que a trama pode ter resultados de imagens diferentes de acordo com o aparelho de televisão do telespectador.
Desde uma TV em alta definição até uma de tubo, as cenas surgem exuberantes, ultracoloridas, com profundidade e nitidez. Porém, em aparelhos mais simples, as cores ficam mais “apagadas” e os efeitos desfocados não dão a mesma impressão de profundidade.
Para Carvalho, existem “óbvias diferenças entre uma imagem e outra”, mas ele acredita que não são relevantes para assistir a novela. “Aqui em casa assisto em HD e também em uma TV bem antiga, de 24 polegadas, bem modesta”, contou em entrevista ao UOL.
O diretor revelou que prefere assistir à novela pelo celular e gosta de acompanhar os resultados em diferentes aparelhos: “Prefiro assistir em uma tela de celular. Pequena, como se fosse uma TV de bolso. Talvez por me lembrar a proporção de uma HQ.”, revelou.
“Outras vezes, dou preferência a assistir em TVs bem precárias, onde a imagem não tem tanta qualidade assim. TVs desreguladas, puxando para o lilás ou o verde. Não separo: esta é a melhor TV, esta é a pior. Tudo depende do olhar de quem assiste”, declarou.
A novela é filmada com câmeras de “última geração”, e tudo é criado através dos enquadramentos, ângulos, lentes e posição de câmera: “Neste trabalho me permiti misturar, de forma lúdica, gêneros e linguagens. Quase como uma paródia antropofágica, mas a verdade é que estamos brincando de cruzar várias formas de contar”, completou o diretor.
Luiz Fernando contou que em seu atual projeto está revisitando suas próprias referências, seus antigos trabalhos (“Os Maias”, “Hoje é Dia de Maria” e “Capitu”), uma maneira bastante interessante de brincar com antigas verdades tidas por ele como conceitos absolutos.
“Agora me permito sorrir disto tudo, de mim mesmo, claro! Esta, talvez, seja a maior novidade em termos de linguagem do meu trabalho. Um diretor sorrindo de sua própria trajetória para se reinventar”, revelou. Sobre o sucesso da trama das seis, ele apenas falou:
“Tudo no meu trabalho são tentativas. Não me sinto chegando em lugar algum. Estou sempre recomeçando, independente de qualquer medição ou resultado, não tenho a arrogância da realeza” , finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário