quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vitória' estreia com capítulo confuso e trama mexicana

Cena do primeiro capítulo de 'Vitória' (Foto: Reprodução)CENA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE 'VITÓRIA' (FOTO: REPRODUÇÃO)
Como é sabido, o primeiro capítulo de uma novela serve a apresentar a história e os principais personagens. Assim tentou ser a estreia de “Vitória”, anteontem na Record. Mas Cristianne Fridman, a autora, só alcançou esse objetivo parcialmente. A inverossimilhança e a carga mexicana da trama dificultaram bastante esse propósito.
Resumindo, o enredo trata da vingança de Artur (Bruno Ferrari), um milionário que ficou paraplégico depois de um tombo do cavalo. Ele vive em Curaçao, de onde administra um haras tocado por um capanga, Jorge (André di Mauro). E odeia Gregório (Antônio Grassi), que acredita ser o pai que o abandonou depois do acidente. Seu plano de vendeta inclui internar a mãe, Clarice (Beth Goulart), à força, num hospital psiquiátrico. Para fazer Gregório sofrer, Artur seduz Diana (Thaís Melchior), joqueta e filha do segundo casamento de Gregório que ele acredita ser sua meia-irmã. As cenas de amor deles acontecem em Curaçao. A locação é linda, mas quem conseguiu prestar atenção ao mar azul diante de uma festa em que todos usavam branco, até quem estava de maiô? Aliadas a esse rocambolesco roteiro estão tramas paralelas igualmente puxadas, como a de uma organização neonazista que milita contra “gays, nordestinos e pretos”. Eles querem conquistar o país, mas isso começando pela montagem de um barzinho. Paralelamente, um grupo de amigos que almejava um aumento fica sabendo que perdeu o emprego — o drama ocupou grande parte da noite.
Quando o capítulo terminou, o espectador ficou com a sensação de não ter compreendido tudo. Houve cenas absurdas. Clarice se deixa internar sem resistir, “para facilitar a vida do filho”. A briga de Artur com Gregório também ficou confusa.
“Vitória” mostrou imagens bonitas (direção-geral de Edgard Miranda) com destaque para as de corridas de cavalo. Além disso, tem valores no elenco. Ferrari, Juliana Silveira, Silvio Guindane, Beth Goulart, Lucinha Lins, Bruna di Tulio e Thaís Melchior estão entre eles. Mas, pelo menos nessa estreia acidentada, ainda não disse a que veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário