Você lembra qual foi a última vez que uma atração registrou 70 pontos de pico na TV? Você pode até não lembrar, mas o último registro não foi há décadas atrás, para ser mais exato, foi há 9 anos. A responsável por essa proeza foi uma novela: “América”.
A data foi 4 de novembro de 2005. Neste exato dia, por volta das 21h, ia ao ar o capítulo final da trama. Naquela época, novela, especialmente das nove, tinha um “valor” impressionante. Era difícil achar alguém que tivesse TV que não assiste a novela daquele horário. Último capítulo tinha clima de final de Copa, e “América” é marcada até hoje como uma das grandes responsáveis por criar este clima. Para se ter um pouco mais de noção do prestígio que a novela tinha na época, telões chegaram a ser instalados por diversas cidades do Brasil para exibir a trama.
Toda expectativa era voltada principalmente para saber se o famoso beijo gay entre os personagens de Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro iria enfim acontecer, coisa que não ocorreu. A Globo acabou vetando a cena que já teria sido gravada, o que claro, não deixou de ter repercussão.
Audiência explosiva
Na estreia a trama já havia registrado um número excelente, foram 56 pontos. A média geral da novela foi de 49,9 pontos, mas o que mais impressionou foram os números do último capítulo. A novela marcou nada mais nada menos que 66 pontos de média, 70 pontos de pico, e teve 82% dos telespectadores sintonizados na Globo. Na época cada ponto equivalia a 47,5 mil domicílios .
Não é possível afirmar com certeza que “América” registrou a maior audiência da história de telenovelas do Brasil, pois a medição de audiência varia de tempos em tempos. Mas com certeza, a novela está na lista das mais assistidas da história. Muitos afirmam que até hoje desde a década de 2000, ninguém conseguiu superá-la.
Hoje a história é diferente
Se “América” teve audiência explosiva no horário, hoje a história é inversa. “Em Família” que ocupa atualmente o horário das nove da Globo registra péssimos índices. A atual novela escrita por Manoel Carlos deve ser lembrada como um fiasco, bem diferente da novela do famoso “boi bandido”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário