Ana Cecília Costa entrou em “Joia rara” com a dura missão de compor uma personagem torturada num campo de concentração. Isolou-se, perdeu cinco quilos e as madeixas longas. E arrepiou os espectadores quando trouxe uma nova Gaia na metade da trama, envolta em ingratos triângulos — um com o marido e o outro com o filho perdido, adotado por outra família. Hoje, a atriz, de 42 anos, deve levar o público mais uma vez às lágrimas. Depois de se despedir de seus entes queridos, a lituana morre, confortada por um mantra tibetano entoado por Tenpa (Ângelo Antônio).
— Gaia foi o maior desafio da minha carreira de atriz na televisão. Exigiu uma entrega não só física, mas emocional. Estou muito orgulhosa
— pontua a atriz, que se emocionou na gravação da cena da morte: — O mais forte para mim é quando ela se despede da criança, o Tavinho (Xande Valois).
No leito de morte, Gaia diz adeus também para seu ex-marido, Toni (Thiago Lacerda), para sua rival, Hilda (Luiza Valdetaro), e para a amiga Laura (Claudia Ohana), com quem brigou judicialmente pela guarda de Tavinho.
Para Ana Cecília, os conflitos de sua personagem não tinham certo nem errado. Segundo ela, o perdão e a amizade entre todos do núcleo foram fundamentais para a condução da trama:
— Achei bonito o momento em que Gaia se afasta de Toni de vez e pede desculpa a Hilda por ter separado os dois.
Católica, Ana Cecília vai à missa e reza o terço. Com fé na vida após à morte, ficou triste pelo fim dramático de Gaia, mas confiante na felicidade de sua personagem em outro plano.
— É um fim trágico. Acredito que ela teve esse câncer nos rins como consequência de tantos maus-tratos na
tortura durante o tempo em que ficou confinada nos campos de concentração. Mas a morte é um dos aspectos da vida. E, como há o budismo na novela, creio que ela se libertará daquele corpo que tanto sofreu. Foi para um lugar melhor
— acredita.
Sem projetos em vista na TV, a atriz pretende retornar aos palcos assim que voltar de uma viagem aos Estados Unidos, onde vai descansar e fazer cursos para se reciclar. Ela tem uma só certeza nesse momento: deixará o cabelo crescer mais uma vez.
— O cabelo curto foi muito marcante em Gaia. Quero me refazer, preciso descansar. Mas estou aberta a convites — afirma.
Fonte: EXTRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário