sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como Tatá Werneck, veteranos precisaram da ajuda de fonoaudiólogos

ds8jtktkr34ofovcgubvftghx
Vera Holtz já recorreu a aulas de fono (Foto: Divulgação)
Quem acompanha o trabalho de Tatá Werneck sabe que o que ela fala não é de fácil entendimento, já que as palavras são ditas rapidamente, prejudicando a compreensão de quem assiste. Por causa disso, a atriz recorreu à ajuda de uma fonoaudióloga.
Essa foi uma imposição da Globo, que escalou um profissional para aprimorar a dicção de Tatá, que diz estar tendo aulas há cerca de dois meses. No entanto, ela não foi a única a precisar desses serviços. O ator Mauro Mendonça também recorreu à eles.
Aos 84 anos, o ator ajuda profissional por conta da entonação baixa e de seu jeito tímido para compor seus primeiros personagens. “Tinha a voz muito para dentro, mineiro, tímido… Mas adquiri uma escala vocal que não imaginava que tinha”, contou ele.
Responsável por consultar artistas como Sérgio Chapelin, William Bonner, Fátima Bernardes, Ana Paula Padrão, Carlos Nascimento e Irene Ravache, Glorinha Beuttenmüller foi a escolhida por Mauro para o ajudar a melhorar a sua entonação.
“Nunca deixei de fazer uma peça, uma novela sem a ajuda dela. Ela teve uma paciência enorme comigo, porque eu estava muito deprimido, a voz não saía. Fazia exercícios para soltar a voz, imitava vilões”, contou o atorem recente entrevista.
Vera Holtz também precisou do auxílio de um fonoaudiólogo. “Recentemente, tive uma preparadora no Rio e aprendi muito. Organizar vocalmente as cenas que ia criando, economizar a voz em determinadas momentos. Usar diferentes regiões para poupá-la”, explica.
O ator contou como foi sua experiência (Foto: Divulgação)
O ator contou como foi sua experiência (Foto: Divulgação)
Ela precisou atenuar seu sotaque de Tatuí, interior de São Paulo, para encarnar a rica que vivia em uma cidade praiana do Rio de Janeiro em 2009, na novela “Três Irmãs”. Ela contou como foi a experiência e o que mudou em cada uma das falas.
“Quando fiz a vilã atenuamos os ‘erres’ e não foi difícil, pois contava com os cuidados  de um continuísta, que atentamente me alertava quando eles teimavam em aparecer”, contou a atriz. Tatá Werneck, por sua vez, não comentou sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário