Silvio de Abreu elogia elenco da trama das 7, que tem Tony Ramos, Irene Ravache, Edson Celulari, Gloria Pires, Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes nos papéis centrais
Guerra dos Sexos está em sua reta final e o autor Silvio de Abreu se mostra satisfeito com a novela, que terá seu último capítulo exibido no dia 26 de março. A trama, baseada na original de 1983, terá desfechos diferentes da primeira versão, segundo ele. Contente com o trabalho, o novelista faz um balanço do trabalho.
Elenco
"Tive a felicidade de reunir um elenco dos sonhos de qualquer autor. Em Passione, minha novela anterior, Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini fizeram espetacularmente a Clara e o Fred, dois vilões de marca maior, pra lá de safados. Agora, o Gianecchini foi primoroso como Nando. Quem o vê nesse papel, interpretando um rapaz simplório, nem consegue lembrar do vilão de Passione, em que também esteve estupendo. O mesmo podemos dizer de Mariana. Dá para lembrar da Clara com ela fazendo a Juliana? Não! É uma atriz de grande versatilidade."
Guerra dos Sexos tem outros quatro personagens, além de Nando e Juliana, na trama central: Roberta (Gloria Pires), Felipe (Edson Celulari), Charlô (Irene Ravache) e Otávio (Tony Ramos).
"Quando estávamos no processo de escalação, quisemos dar a chance do público ver os atores fazendo papéis diferentes do que de costume. A Glorinha [Pires], por exemplo, está com o papel de uma mulher que é dona de si, uma quarentona gostosa, cheia de atitude, decidida. Além disso, está em uma trama cômica. Raramente ela faz em comédia televisão e quando faz, faz muito bem."
Triângulo amoroso
Silvio, que escreveu os capítulos finais de Guerra dos Sexos no fim de março, faz suspense com o que vai acontecer no triângulo amoroso entre Roberta, Nando e Juliana. "Ah, sobre isso eu não falo mesmo (risos). Vou manter esse segredo a sete chaves. Muita água tem pra rolar nessa história", diz.
Na versão original, Nando e Roberta - interpretados por Mário Gomes e Glória Menezes - ficavam juntos. Nesta, o motorista, vivido por Gianecchini, está noivo com a executiva Juliana. "Por enquanto, tem o noivado. O que vem por aí é segredo. Muita gente me pergunta se vai ter casamento com a Juliana ou reconciliação com a Roberta. Dizem que mexi em todos os finais, mas, às vezes, não foi bem isso."
Suspense
Famoso por criar suspenses do estilo "quem matou?" em suas novelas, como A Próxima Vítima (1995), dessa vez a dúvida gira em torno do personagem de Tony Ramos. O público ainda não sabe se o ator está interpretando dois personagens - o malandro Otávio e o português Bimbinho - ou se, na verdade, Otávio está se disfarçando de Bimbinho. Em 1983, o personagem Otávio saiu de cena quando Paulo Autran, intérprete do papel, foi hospitalizado após sofrer um infarto. Silvio transformou o contratempo num dos hits da trama, ao fazer com que o sumiço não passasse de mais umas das tramoias de Otávio contra Charlô (Fernanda Montenegro). "Me divirto com essa história, que será desvendada apenas no final."
Vilã castigada
Silvio de Abreu adiantou, no entanto, que a vilã Carolina (Bianca Bin) não sairá ilesa depois de aprontar durante boa parte da trama. "Na primeira versão, a Carolina foi vivida por Lucélia Santos e se dava bem no final. Agora, não. Ela vai ter um castigo."
Críticas
"A imprensa martelou na tecla de que Guerra dos Sexos é uma novela datada, ficaram dizendo que nos anos 80 o tema era atual e agora não é mais, que a trama precisava ser atualizada. A guerra dos sexos ainda existe, sim. Acho que a guerra dos sexos é eterna. Continua aí e mostramos isso. Esse papo de que é datado não me abalou. Só fico chateado por não terem atentado ao fato de colocarmos atores fazendo papéis bem diferentes do que geralmente fazem", disse o autor.
Silvio, que fez sucesso na faixa das 7 com as novelas como Sassaricando (1987),Cambalacho (1986) e Vereda Tropical (1984), foi questionado ainda se considera que as novelas do horário não têm uma aceitação tão boa atualmente, por parte da imprensa, como as do horário nobre. "Acho que isso - de ser alvo de críticas pelo horário - não tem tanto a ver. A novela anterior, Cheias de Charme, era muito querida pelos jornalistas."
Férias
Com o fim da novela, o autor pensa em descansar. A aposentaria, no entanto, está descartada. "Agora, quero saber de curtir o sossego. É bem possível que eu vá para Los Angeles, nos Estados Unidos. Minha filha está morando lá."
Nenhum comentário:
Postar um comentário