quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Joia Rara: elenco da nova novela das seis grava aos pés dos Himalaias

As montanhas nevadas dos Himalaias serão a moldura das primeiras cenas que os telespectadores verão em Joia Rara, a nova novela das seis da Globo. Durante 20 dias, em maio, produção e elenco, liderados pela diretora-geral, Amora Mautner, gravaram cenas das duas fases da trama. Será lá o início da saga de Franz Hauser (Bruno Gagliasso), um rapaz milionário, que abrirá mão de uma vida luxuosa por amor a Amélia (Bianca Bin), uma operária pobre e destemida.
Bruno Gagliasso, Mel Maia e Bianca Bin já como seus personagens de Joia Rara, em cena gravada no Nepal  (Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)Bruno Gagliasso, Mel Maia e Bianca Bin como seus personagens de Joia Rara, em cena gravada no Nepal
(Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)
A direção aproveitou todas as possibilidades do lugar: a algazarra das ruas da capital, Katmandu; o silêncio apaziguador dos mosteiros budistas; o calor da primavera tibetana, as paisagens exuberantes; os sorrisos genuínos dos moradores.
- A novela não se passará exatamente no Nepal. Criamos uma cidade fictícia com referências de toda aquela região. Foi quase como montar um quebra-cabeça, explica Amora, que comandou as gravações ao lado da diretora Joana Jabace.
Nelson Xavier é Ananda Rinpoche, o grande líder espiritual de Joia Rara, nova novela da Globo das 6 (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)Nelson Xavier é Ananda Rinpoche, o grande líder
espiritual de Joia Rara, nova novela da Globo das 6
(Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)
Ainda foram gravadas cenas nas cidades de Patan e Bhaktapur. Bungamati, uma vila do século XVI, também serviu de locação, assim como o Golden Temple e o Mosteiro de Shechen. A luz, as cores, os cheiros e os sons do Nepal, encantaram a equipe. 
- O primeiro dia de gravação foi logo no Mosteiro de Shechen. Foi indescritível a emoção de começar lá. É muito bom, em um veículo de comunicação de massa, poder falar de Deus, de compaixão. Eu me sinto privilegiado de poder levar uma mensagem como esta para o Brasil, declarou o ator Caio Blat, que dá vida ao monge Sonan.
O colorido do lugar, impresso nos tecidos das roupas e nas paredes dos templos, aparecerá muito em cena, principalmente os vermelhos, laranjas e dourados. Os sons dos mantras e as cerimônias budistas permearam as gravações e inspiraram atores como Nelson Xavier – que será Ananda Rinpoche, o grande líder espiritual da trama – e Bruno Gagliasso e Bianca Bin – casal protagonista.
Está sendo uma experiência espiritual incrível. Acho que estou aprendendo muito como ser humano. O Nepal tem uma energia inexplicável que mexe com a gente, é uma energia transformadora"
BIANCA BIN, atriz
- Está sendo uma experiência espiritual incrível. Acho que estou aprendendo muito como ser humano. O Nepal tem uma energia inexplicável que mexe com a gente, é uma energia transformadora, contou Bianca.
Para Bruno, mais importante até do que a atmosfera é o lado humano: 
- A viagem foi essencial para sentir as pessoas daqui. O que me ajudou a compor o personagem foi estar em contato com o ser humano, com o outro, com o olhar desse povo que segue esta filosofia.
O calor era forte, mas não desanimou nem mesmo os atores e figurantes que precisaram vestir os trajes de monges, que costumam ter três camadas: uma blusa transpassada, uma saia e um zen – espécie de pano usado no ombro. Em uma das cenas, a produção chegou a usar 180 nepaleses como figurantes.
A equipe de figurino, comandada por Marie Salles, levou 24 malas de 32 quilos cada uma. Do Brasil, saíram cerca de 200 peças de roupas e acessórios.
- E, no Nepal, ainda confeccionamos alguns quimonos e roupas de monge. O grande desafio foi dar vida às pessoas que moram nesta cidade fictícia nos Himalaias. Para isso, misturei várias culturas orientais. Outro desafio era fazer as nuances de vermelhos nas roupas dos monges, para dar profundidade e não ficar uma só massa na tela, explicou a figurinista.
Bruno Gagliasso e Bianco Bin serão Franz e , casal que vive um romance proibido (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)Bruno Gagliasso e Bianco Bin vivem Franz e Amélia, casal que tem um romance proibido (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)
Carmo Dalla Vecchia, que será o vilão Manfred, não gravou cenas no Nepal, mas viajou com a equipe para se imbuir do espírito local. Fotógrafo nas horas vagas, o ator – que é budista - aproveitou para registrar imagens dos colegas. 
- A novela falará do valor da amizade, do afeto e do amor sem que isso soe piegas. Para mim, como praticante do budismo, ir para o Nepal foi importantíssimo. No Brasil, a pobreza, muitas vezes, gera violência. No Nepal, não. É um país paupérrimo, mas as pessoas te recebem bem, sorriem pra você de forma sincera. Isso é muito chocante, principalmente para quem mora no Rio de Janeiro. O bom de viajarmos é justamente podermos questionar o padrão de vida que temos em nosso país de origem. Temos muito o que aprender com os nepaleses, afirmou Carmo.
Também gravaram no Nepal os atores Nelson Xavier, Mel Maia, Ângelo Antônio, Adriano Alves, Fabio Yoshihara e Adriano Bolshoi.
Joia Rara, de Duca Rachid e Thelma Guedes, tem direção geral de Amora Mautner. A próxima novela das seis da Globo, tem estreia prevista para setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário